top of page
Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Bairro Santa Cecília-
Porto Alegre - RS - Brasil,
CEP: 90035-003 -
email: nepa@ufrgs.br
Fone: 3308-5066

Intituto de Psicologia

UFRGS

Sobre 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA), do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da UFRGS, tem por objetivo congregar psicólogos, estudantes de graduação, especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia e demais profissionais das áreas da saúde e educação, interessados em estudos sobre adolescência, visando integrar a pesquisa e o ensino acadêmico.

Confira também nossas:

NOTA DE APOIO

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência - NEPA/UFRGS - vem a público manifestar apoio à Carta sobre a participação de profissionais da Psicologia no Depoimento Especial - DE de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, elaborada pelo Grupo Permanente de Psicologia Jurídica e Escuta de Crianças - GPPJEC. O NEPA desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento em situações de risco e vários estudos já foram conduzidos com vítimas, familiares e profissionais que atuam em casos de violência contra crianças e adolescentes, em especial, os casos de abuso sexual. Enquanto grupo de pesquisa brasileiro, os membros integrantes estão continuamente atualizados com relação a estudos nacionais e internacionais que dizem respeito ao desenvolvimento humano. Com base nas pesquisas que são desenvolvidas no grupo e com base na literatura nacional, estamos convencidos de que a participação de psicólogas(os) nos procedimentos que visam ouvir a criança vítima dentro do contexto de justiça só trarão benefícios a esses que são sujeitos de direitos, e merecem condições especiais de escuta.
O NEPA entende a complexidade do Depoimento Especial e espera que o Conselho Federal de Psicologia possa contribuir oferecendo diretrizes claras sobre o procedimento, garantindo a autonomia do profissional e contribuindo para que os profissionais tenham orientações fundamentadas em dados científicos, para proceder de modo tecnicamente adequado, sempre considerando também as questões éticas. O NEPA aproveita para lembrar a todas(os) psicólogas(os) que a questão do sigilo está esclarecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes - ECA, que coloca como dever de todo cidadão e de todos os profissionais, sejam de que áreas forem, a notificação de situações de suspeita de violação dos direitos da criança e do adolescente. Nesses casos, a proteção da criança está acima de qualquer dever de sigilo. Inclusive, lembramos que todos os contratos feitos entre psicólogas(os) e crianças/adolescentes devem considerar a possibilidade de quebra do sigilo, sempre que a proteção se impuser como medida necessária.

​

DESTAQUES

Click para ampliar a imagem.

Notícias 2017

A Springer lança o livro das autoras Débora Dalbosco Dell'Aglio (NEPA) e Silvia Helena Koller (CEP-Rua). Vulnerable Children and Youth in Brazil – Innovative Approaches from the Psychology of Social Development apresenta os resultados de pesquisas conduzidas ao longo de 20 anos. 

Disponível no site: http://www.springer.com/br/book/9783319650326

Últimas notícias 2016

O NEPA esteve presente no 8º INTERFACES NO FAZER PSICOLÓGICO, no Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria, com a palestra "Conversando sobre violência no namoro com jovens", com a Psicóloga Jeane Lessinger Borges.

​

ESPECIAL

 

Nova publicação do NEPA Exposição à Violência Intrafamiliar e Extrafamiliar e Bem-Estar Subjetivo em Adolescentes, de Doralúcia Gil da Silva e Débora Dalbosco Dell'Aglio. Confiram na aba artigos publicados!

 

Defesas

- Bruna Wendt defendeu sua dissertação de mestrado, intitulada "Imagens sociais atribuídas a jovens institucionalizados e a instituições de acolhimento", no dia 04/03/2016. Parabéns, mestre!

​

Qualificações

- Juan Sebastian Bohorquez qualificou sua dissertação de mestrado sobre "Relações entre violência familiar e sexualidade na adolescência".

​

- Clara Cela de Arruda Coelho qualificou sua dissertação de mestrado, cujo título é "Adolescência e Bem estar na escola".

 

Notícias 2015

Defesas de dissertações de mestrado Jaqueline Giordani e Doralúcia Gil da Silva defenderam suas dissertações de mestrado, cujos títulos são, respectivamente, "Violência escolar: Formas de manifestação e fatores associados" e "Relações entre exposição à violência e bem-estar subjetivo em adolescentes". Parabéns às novas mestres!

 

- Qualificação de projeto de doutorado Jeane Borges qualificou seu projeto de doutorado intitulado "Violência nas relações afetivo-sexuais em adolescentes".

bottom of page